FAQ IDEIAZ

1. Quem pode submeter um projeto?

Qualquer pessoa, que:

  • Tenha 18 anos ou mais; 
  • Tenha uma ideia em estágio inicial, ou seja, cujo modelo de negócio ainda não esteja consolidado e que o produto ou serviço objeto do projeto ainda não tenha sido comercializado;
  • Esteja buscando transformar a sua ideia em um negócio com fins lucrativos;
  • Tenha um time de, pelo menos, dois integrantes para trabalharem no projeto; 
  • Tenha tempo para se dedicar ao projeto (a partir de 4 horas por dia);
  • Tenha qualquer experiência, origem, identidade de gênero ou raça.

Não serão aceitos projetos em estágios de validação, operação ou tração. Estes podem se beneficiar de outras linhas de ação do InovAtiva – saiba mais em https://www.inovativa.online/.

2. É preciso ter CNPJ para participar?

Não! O Ideiaz é voltado para o desenvolvimento de ideias e projetos de negócio inovadores que estejam ainda em fase de ideação ou criação. Durante o Programa, a incubadora/aceleradora dará o suporte para formalização do negócio, quando do interesse dos empreendedores.

3. Tenho menos de 18 anos, posso participar?

Não pode inscrever um projeto, mas pode fazer parte da equipe de um projeto cujo responsável seja maior de idade.

4. Existem custos para participar do programa? 

O programa é gratuito e 100% online.

5. Não tenho uma equipe, posso participar?

O Ideiaz exige que cada projeto tenha, desde o momento da inscrição, pelo menos, duas pessoas com disponibilidade para participar das atividades a serem conduzidas pelo mecanismo que será responsável pelo atendimento. Os membros da equipe, no entanto, não precisam estar presentes ao mesmo tempo em todas as atividades, ou seja, caso não haja restrições do mecanismo para atividades específicas, poderá haver apenas um representante na atividade executada. Membros da equipe poderão ser adicionados e alterados durante o programa.

6. Poderá haver mudança ou inclusão de pessoas na equipe durante o programa?

Sim! Basta comunicar ao mecanismo e enviar Nome, sobrenome, e-mail e telefone da(o) nova(o) integrante ao Ideiaz através do ideiaz@anprotec.org.br. Assim, garantimos o ponto de contato e manteremos o fluxo da comunicação do programa com o projeto. 

7. É necessário algum tipo de certificado que comprove a experiência na área de negócios dos participantes?

Não precisa ter certificações, a declaração sobre a experiência no currículo simplificado é suficiente. O importante é que a equipe  tenha condições de desenvolver a solução proposta.

8. É necessário ter uma pessoa da equipe com dedicação integral ao programa?

Não. A jornada de trabalho é conjunta, da equipe. Durante as dez semanas do Ideiaz, é importante programar a dedicação de jornadas individuais de, no mínimo, 20h semanais de trabalho.

É importante atentar que algumas atividades síncronas poderão ser realizadas em horário comercial. Por exemplo: algumas capacitações promovidas pela incubadora/aceleradora, horários de mentoria, horários para validação do modelo de negócios e protótipo junto ao cliente etc. É importante considerar estas questões na distribuição de atividades e dedicação da equipe.

9. O que são Mecanismos?

São instituições promotoras de empreendimentos inovadores através de atendimento especializado para transformar ideias em negócios de sucesso e compreendem, entre outros, incubadoras de empresas e aceleradoras de negócios. 

10. Posso escolher o mecanismo que irá atender o meu projeto?

Não. O mecanismo será alocado, pelo Comitê Gestor do Ideiaz, a cada projeto selecionado de acordo com as informações fornecidas na inscrição, levando em consideração, especialmente, a natureza do seu negócio (tradicional ou impacto) e o setor de atuação do projeto.

11. Cada projeto terá um acompanhamento geral ou será específico?

Cada projeto terá, pelo menos, 10 horas de atendimento individual realizado pelo mecanismo, mas também terão atividades coletivas, totalizando, pelo menos, 18 horas de atendimento.

12. Como as atividades serão realizadas? Quais são os benefícios oferecidos pelo programa?

Cada mecanismo (incubadora/aceleradora) possui o seu plano de atendimento para essas dez semanas, compreendendo as atividades de mentoria, consultoria organizacional, suporte tecnológico, suporte para formalização do negócio e qualificação empreendedora. O plano será apresentado aos empreendimentos na ação de boas-vindas promovida pela incubadora/aceleradora. Estas ações irão ajudar os empreendedores do projeto a desenvolver o seu modelo de negócio, o seu protótipo, validar com clientes potenciais e criar seu pitch de venda. 

13. Suporte tecnológico contempla site, aplicativo?

Os mecanismos não farão nada no lugar dos projetos ou para os projetos. O papel deles é dar orientações nesse processo por meio de assessorias, consultorias, qualificações, mentorias e isso inclui sites e aplicativos.

14. Qual será a periodicidade das atividades?

A periodicidade e o formato dos acompanhamentos dos projetos serão alinhados com o mecanismo ao qual o projeto está associado.

15. Como vai funcionar o controle de horas semanais da equipe?

O mecanismo ao qual o projeto está associado fará esse controle com base não apenas nas atividades síncronas, mas também com base nas atividades assíncronas.

16. Sobre  a assinatura do comprovante de participação, como será feito?

O mecanismo ao qual o projeto selecionado será associado entrará em contato com o responsável pela ideia (indicado no formulário de inscrição) para assinatura digital do comprovante de participação. O contato será feito após a divulgação do resultado da chamada que já apresentará os projetos selecionados associados aos mecanismos que prestarão atendimento. Favor, portanto, ficar atento ao e-mail e celular.

17. O que é o protótipo a ser desenvolvido?

O protótipo é um modelo preliminar de um produto ou serviço, que razoavelmente represente a solução real e que possa servir como uma prova de conceito para potenciais clientes, de modo que possa ajudar os clientes a visualizar a solução e validar se, de fato, ela irá resolver o problema deles. 

Um protótipo representa o mínimo da solução pretendida e visa reduzir o desperdício, além de facilitar o processo de validação do modelo de negócio pela captura da reação do potencial cliente ao ter contato com o protótipo. Protótipo pode ser um vídeo, um teaser, rascunhos das telas ou até mesmo a realização manual de um serviço pretendido, de modo que o experimento possa ser realizado e testado. Os feedbacks recebidos nesse contato com potenciais clientes contribuem para identificar os requisitos para o produto mínimo viável e para validar o modelo de negócio proposto.

18. Teremos algum suporte financeiro para a produção total ou parcial do protótipo?

O Programa não prevê suporte financeiro ao projeto. O suporte do Programa Ideiaz aos projetos é justamente por meio do apoio qualificado dos mecanismos no sentido de viabilizar o modelo de negócio, o protótipo e o pitch.

19. É possível fazer alterações no projeto ou ele deve ser fiel ao que foi cadastrado?

O processo é justamente para ajudar nisso: identificar se é válido manter como está ou se precisa adaptar. Por isso o processo de validação é importante. O mecanismo ao qual seu projeto está associado dará suporte e orientação nesse processo.

20. Vocês facilitariam o acesso a tecnologias que não pertencemos?

É importante verificar com o mecanismo ao qual seu projeto está associado uma vez que depende da tecnologia. Destacamos que o mecanismo não investirá recursos financeiros próprios nesse sentido.

21. Faz parte do processo uma análise de viabilidade financeira do produto?

O que está previsto no escopo do Programa Ideiaz é o suporte na elaboração do modelo de negócio, desenvolvimento do protótipo e pitch.

22. Vamos ter ajuda para conseguir crédito para o negócio?

Suporte para acesso a crédito não está no escopo do Ideiaz, mas o que será produzido nas 10 semanas do programa ajudarão na estruturação do negócio que é importante para essa etapa de busca por crédito.

23. Teremos oportunidades para futuros investimentos através do projeto Ideiaz?

O Programa não prevê momento de pitch para investidores ou matchmakings, mas prepara o projeto para ter o modelo do negócio, protótipo e pitch que são fundamentais para as interações com futuras oportunidades de investimento.

24. O programa inclui uma ponte entre os projetos e os investidores/clientes.

O mecanismo ajudará na orientação de identificação de clientes e validações e, sendo possível e tendo conhecimento, poderá dar suporte nas pontes para validações. Como dito, é um suporte ao início do projeto para que, ao fim, se tenha modelo de negócio, um protótipo e um pitch.

25. Após a finalização das 10 semanas, vai haver algum processo de aproximação com possíveis investidores?

A ideia do Programa é preparar o projeto para constituí-lo em um negócio. A partir de então, o empreendedor, por conta própria, deverá identificar outras iniciativas para acessar como incubação, aceleração ou outros programas que possibilitam a aproximação com possíveis investidores.